sábado, 11 de maio de 2013

Pra ser sincera...



... acho que você deve conhecer o Cícero também! Estou falando de Cícero Lins, esse carioca de 27 anos que também é uma grande promessa Indie brasileira. Sua carreira começou aos 16 anos, quando ele formou sua banda, a qual acabou se desfazendo em 2009.


Mas esse moço não parou por aí não, e assim como o SILVA, produziu todo o seu cd de forma independente, dentro do seu próprio apartamento. Lançou seu primeiro e até então único álbum, primeiramente na internet em 2011 e não por acaso o nomeou de “Canções de Apartamento”. O cd é composto por 10 faixas e como também estava disponível na rede, em pouco mais de um mês bateu a marca de 100 mil downloads! Suas músicas instrumentalmente são bem simples, mas se tornam atraentes pela graciosidade de suas letras e você pode ouvir o álbum completo bem aqui.
Cícero parece ter uma grande afinidade com o minimalismo, pois tudo que produziu até então é bem intimista, detalhista e valoriza um ambiente específico. Como por exemplo, no clipe Tempo de Pipa em que o cantor tenta a qualquer custo chamar atenção de uma moça durante um passeio de bonde, ou em Açúcar ou Adoçante em que ele narra provavelmente um amor perdido de dentro do seu apartamento, aproveitando todos os cantos do seu quarto para soltar a voz.



SILVA.



Sintético e aparentemente piegas, esse é o nome artístico do cantor Lúcio da Silva Souza. E com esse sobrenome, tá na cara que ele é brasileiro né?! Pois é, ironicamente fazendo uso de um dos sobrenomes mais comuns do nosso país, Lúcio é a descoberta mais original e fantástica de todos os tempos. Esse capixaba de 23 anos, chegou em 2011 de um jeito tímido e não demorou muito pra cair na graça do público.

Começou lançando um EP na internet com apenas 5 músicas, todas gravadas no seu próprio apartamento e com letras feitas em parceria com o seu irmão. Nesse EP, já é possível entrar no mundo multidiverso do SILVA e se sentir super em casa com suas pinceladas de eletrônico, piano, violino, bateria, baixo e guitarra. Chega dá uma canseira só de listar a quantidade de coisa que esse moço toca!


Também não é pra menos! Ele começou a estudar música aos 2 anos de idade, violino aos 6 e piano aos 7. Mais tarde vieram os instrumentos de banda como guitarra, baixo e violão juntamente com a sua participação em alguns grupos, fazendo até covers. Numa entrevista oferecida à revista VEJA da editora Abril, ele admite que teve uma adolescência erudita, mas que isso não significa que ele se limitou a ouvir o clássico. Diz que não tem preconceitos e sempre gostou de músicas pops.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Jeneciando



É só a sanfona começar anunciando que “Pra Sonhar” está tocando nos rádios que todos nós suspiramos. Tem como não gostar dessa música?! Com um ritmo leve, uma letra que provoca imeeeeeensa nostalgia e nos lembra que o amor vale a pena, Jeneci e Laura Lavieri entram em nossos corações.
Estou falando do paulista de 31 anos Marcelo Jeneci e a moça de 23 anos, também paulista e de cabelos ruivos que o acompanha em grande parte do seu disco. Os dois são parceiros desde 2007, ele como um instrumentista que descobrira a composição e ela como uma excepcional cantora! E são uma fofura juntos, temos de convir né?!

Aliás, essa habilidade com os instrumentos do Jeneci começou em casa! Ou ao menos, quase lá.. O pai dele, o pernambucano Manoel Jeneci, trabalhava consertando eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e instrumentos musicais. E o Marcelo que não era bobo, nem nada, treinava sanfona e piano nos instrumentos que chegavam para conserto. Foi lá, que o ilustríssimo cliente Dominguinhos o presenteou com uma sanfona de sua coleção, imagina só que honra?

Claricemania.


Seguindo a vibe de música nacional brasileira, venho hoje falar de Clarice Falcão.

Quem é ela :

Cantora, compositora, atriz e comediante, Clarice com seus 23 anos está conquistando o cenário brasileiro de várias formas. Bastante conhecida pela sua atuação nos videos do canal Porta dos Fundos, o canal brasileiro com mais subscribers e o meu preferido, deixando o Parafernalha em segundo. Através do canal foi postado o clipe da música Oitavo Andar, que é divertida com aquele toque sou-louco-mas-de-amor apresentado pela voz suave da cantora.


       Devo concordar com os comentários que vi no youtube que diziam que Clarice veio para iluminar a música nacional. Não, não estou dizendo que todo o resto é lixo. A questão é que a música brasileira está padronizada, os cantores que surgem não têm trazido inovações, as bandinhas de jovens que hora em hora pipocam têm todas as mesmas vozes, as mesmas batidas e uma qualidade desapontadora. Mas Clarice não. Clarice tem o seu estilo, que creio ter sido inspirado em Zoey Deschannel mas ainda assim, não uma cópia. O tom de voz suave, afinadíssimo, acompanhada de seu violão e ukelele, suas músicas são descontraídas, agradáveis e viciantes. Admito que constatemente me pego cantando as músicas dela.
       Entretanto tenho medo que ela se prenda muito nesse estilo e caia na mesmice. O álbum de estréia Monomania é muito bom e bastante homogêneo, o que pode ser bom ou ruim, por não ter nenhuma música que seja bastante diferente, como as cantoras pop fazem ao colocar uma música lenta no meio das batidas eletrizantes e vice-versa. O que podemos fazer no momento é esperar as próximas músicas e ver o caminho que Clarice irá seguir.
Tina.