domingo, 2 de junho de 2013

Maria, Maria




... é um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta! Essa é Mayra Corrêa Aygadoux, uma flor com jeito de moleca e voz de mulher. “Maria Gadú” é nome artístico, mas faz jus à simplicidade dessa moça que não precisou de muito para cair nas graças do povo.
O ritmo você já sabe: música popular brasileeeiríssimaa! Mas o que poucos tem conhecimento é que essa paulista de 26 anos, é filha de mãe brasileira e pai francês. E  que já aos 7 anos de idade, gravava músicas em fita cassete. Tinha um piano em casa e chegava a estudar 7 horas por dia. Mas não era muito sua praia, então começou com umas poucas aulas de violão e toca o mesmo, desde os 10 anos. Ela não gostava dos padrões das aulas, afinal de contas ela tem seu próprio estilo e o necessário para criar suas canções (e que canções!).

Revelou em algumas entrevistas que sua avó era cantora lírica e que isso fez com que ela crescesse ouvindo música clássica. Mas é fã de Lenine, Marisa Monte (na qual fez alguns covers) e cita até mesmo Sandy Júnior! Tímida e cheia de simpatia, fala das vezes em que sua mãe pediu para que deixassem ela cantar nos bares de Sampa e nas festas da família, quando tinha por volta dos 13 anos... Mas foi nas suas costumeiras andanças que aos 21, ela foi parar no Rio de Janeiro.


Lá, tentou fazer alguns shows até que conseguiu se estabilizar na cidade, bem como ganhou a atenção de figuras como Caetano Veloso, Milton Nascimento, João Donato e outros. Daí nem precisou de muito para a sua carreira deslanchar não é?! Ganhou destaque em 2009, ao interpretar “Ne Me Quitte Pas” que foi incluído na trilha sonora da série Maysa- Quando fala o coração, dirigido por Jayme Monjardim.

Também no ano de 2009, essa moça preparou seu primeiro álbum com o selo da SLAP, além de uma temporada de shows no bairro do Botafogo –RJ. Nesse primeiro álbum, um dos seus maiores sucessos foi a música “Shimbalaiê”, escrita por ela aos 13 e que ganhou fama na trilha da novela “Viver A Vida”. Além dessas, algumas outras músicas da cantora também fizeram parte de trilhas, como é o caso de Linda Rosa em Cama de Gato (2009), Bela Flor em Cordel Encantado (2011), Oração ao Tempo em A Vida da Gente (2011) e por aí vai... Para ouvir o disco completo clique aqui.

Mas quanto as participações, não tenho objeções em falar do CD e DVD em conjunto com o mestre Caetano, que teve também em turnê nacional ; participou ainda do CD e DVD “N9ve” de Ana Carolina ; tem uma música como faixa principal no filme Sonhos Roubados e a lista não pára!
Hoje, já consagrada, Maria está no seu terceiro álbum “Mais uma página”, no qual você pode saber mais clicando aqui (página oficial da cantora) e escutar na íntegra bem aqui.
Marii L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário